Educação e qualificação profissional ofertada pelo Governo do Amapá visa abrir portas e contribuir para o desenvolvimento de jovens


 O Governo do Estado está beneficiando gratuitamente 3,4 mil jovens favorecidos pelo programa Novo Amapá Jovem, com cursos de capacitação profissional e educacional em Macapá e Santana. Em parceria com a empresa Jumper - profissões e idiomas, a iniciativa, que atende pessoas com idades entre 15 e 29 anos, oferece qualificações nas áreas de idioma, saúde, beleza, indústria, tecnologia e administração.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), a capacitação está sendo desenvolvida desde 2024, promovendo inclusão social e econômica para jovens em situação de vulnerabilidade. A expectativa é que as qualificações sejam úteis para o desenvolvimento pessoal e profissional da juventude, gerando oportunidades no mercado de trabalho.

“Além de proporcionar conhecimentos técnicos, as aulas colaboram para que os alunos desenvolvam maturidade emocional e gerenciem emoções de maneira eficaz e saudável. Isso é essencial para que eles entrem e permaneçam no mercado de trabalho, pois influencia na qualidade dos relacionamentos interpessoais, na tomada de decisões, na solução de conflitos e na resiliência diante de desafios”, pontuou a professora Elizandra Conceição Maciel, de 30 anos, dos cursos de Treinamento e Capacitação, Executivo Júnior, Administrativo e Gestão de Empresas.

O mercado de trabalho está mais exigente e em constante mudança, além de saber fazer as atividades, e desenvolver habilidades em informática e cursos de idiomas, por exemplo, os trabalhadores precisam ter controle das emoções. Uma pessoa emocionalmente madura é capaz de enfrentar situações estressantes com calma e clareza, mantendo uma perspectiva equilibrada e racional, mesmo em momentos de crise.

Uma das beneficiadas pelo Novo Amapá Jovem, Sildrianny Reis Leal, de 17 anos, concluiu o ensino médio e está ansiosa para praticar habilidades e adquirir novas, a fim de conseguir um emprego.

“Desejo conquistar um espaço no mercado de trabalho e crescer na empresa, fazendo o que gosto. A oportunidade que o Governo do Amapá nos dá, acrescida da parceria com a Jumper, permite que possamos nos preparar profissional e pessoalmente, obtendo experiência e desenvolvendo competências fundamentais. Estou me esforçando, pois quero alcançar os melhores resultados”, destacou Sildrianny.

O trabalho é uma parte essencial da vida em sociedade e influencia a forma com a qual as pessoas vivem e se relacionam, refletindo transformações econômicas, sociais e tecnológicas. O conceito de trabalho, além de garantir sustento e estabilidade, deve proporcionar realização na carreira.

O estudante do ensino médio, Yuri Brito da Silva, de 15 anos, deseja ter destaque profissional na carreira que ainda vai escolher, pois, de acordo com ele, são diversas opções e todas atrativas.

“A vontade é de fazer o que gosto, mas o receio do retorno financeiro é algo que pesa e interfere na escolha da profissão. Ter a chance de estar nesse curso é um privilégio que vai ajudar a aprimorar interesses, capacidades e habilidades, como o relacionamento interpessoal, por exemplo”, disse o beneficiado pelo programa.

Confira cinco dicas para ajudar os jovens a escolher a profissão: 

Identificar a área de interesse na escola: descobrir quais as disciplinas preferidas e em quais há melhor desempenho;

Buscar mais informações: participar de Feira de Profissões, fazer testes de aptidões e conversar com profissionais da área de interesse, ajuda a esclarecer dúvidas sobre a carreira;

Conversar com a família: algumas vezes, a escolha da profissão é feita a partir da carreira dos pais ou parentes, por isso, é aconselhável conversar com quem inspira o jovem;

A escolha da profissão não precisa ser um peso. Embora seja uma decisão importante, no futuro, os rumos da vida profissional podem mudar. Não é preciso ficar preso a uma decisão tomada na adolescência;

Saiba quais são suas qualidades: nas situações do cotidiano é possível observar habilidades e elas costumam refletir bem no mercado de trabalho. Pedir ajuda aos amigos e familiares também é útil para traçar seu perfil profissional.

Fonte: Secom/GEA. Imagens: Secom/GEA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É nesta sexta! Último “aulão” do Enem contará com cerca de 530 alunos da Escola Estadual Gabriel Café

Alunos atletas da Escola Gabriel Almeida Café participam dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB)

Ministério Público exige regularização do transporte público coletivo em Santana (AP)