Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios afetados por rompimento de barragem no AP


 O Governo Federal através da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), reconheceu situação de emergência nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias do Araguari, no Amapá, em decorrência do colapso de uma barragem, que despejou grande quantidade de rejeito de mineração no rio Cupixi, na última terça-feira (11).

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, juntamente com representantes do governo estadual e municipal, esteve em Porto Grande neste sábado (15), para acompanhar a situação que afeta a região.

A portaria com o reconhecimento de situação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União e a partir de agora, a prefeitura pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Rompimento da barragem

O despejo de rejeitos de mineração ocorreu na terça-feira (11) e afetou o rio Cupixi, Amapari e Araguari, mudando a coloração da água, assim que a barragem de um garimpo ilegal localizado em Pedra Branca do Amapari se rompeu.

Segundo informações da equipe técnica, a barragem está localizada a 180 quilômetros de Macapá e a situação preocupa a atividade pesqueira da região.

A situação do rompimento da barragem está sendo monitorada pelo Governo Federal, que garante apoio para famílias afetadas.

“Por determinação do presidente Lula, seguimos, desde o primeiro momento, garantindo total apoio à prefeitura, ao governo do estado e, principalmente, às famílias afetadas. Não faltará ajuda humanitária”, explicou o ministro.

Fonte: Josi Paixão/G1-AP. imagem; Divulgação/GTA-AP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É nesta sexta! Último “aulão” do Enem contará com cerca de 530 alunos da Escola Estadual Gabriel Café

Alunos atletas da Escola Gabriel Almeida Café participam dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB)

Ministério Público exige regularização do transporte público coletivo em Santana (AP)