Em Macapá, aluno da Escola Gabriel Café tem redação classificada para etapa nacional do concurso Jovem Senador

 

O estudante Gabriel Oliveira, de 18 anos, aluno do 3° Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Gabriel Café, em Macapá, teve a sua redação selecionada na etapa estadual do Programa Jovem Senador, que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.

 Aluno da turma 3112, turno da tarde da escola, Gabriel disse que sentiu muito feliz quando recebeu a notícia de que sua redação havia sido classificada.

“Fiz um grande esforço para escrever a melhor redação possível”, comentou.

“Fiquei feliz também por ter dado orgulho à minha mãe. Os meus colegas e professores nem sabiam que eu estava participando do concurso. Eu não quis contar porque eu não ‘curto’ muito falar das minhas coisas”, confidenciou o estudante.

A única pessoa que sabia que Gabriel estava participando do certame era a sua professora de Língua Portuguesa, Ana Viana, que foi a orientadora na redação.

Ainda sob a expectativa da etapa nacional do concurso, Gabriel Oliveira disse que, caso seja o vencedor da etapa estadual, espera aprender com o Programa Jovem Senador, “e como funciona o Senado Federal porque é ali que é decidido o futuro do nosso país. É ali que são tomadas as decisões para o futuro do Brasil: promissor ou regressor”, frisou.

Essa foi a primeira vez que o aluno participou de um concurso de redação. “A minha redação, sendo escolhida, é um exemplo de que aqui no nosso estado há muitos talentos e pessoas esforçadas que dão o sangue para conseguir seus objetivos, seus ideais”.

NOTORIEDADE

Esta não é a primeira vez que a Escola Gabriel Café tem alunos selecionados na etapa estadual do Programa Jovem Senador. Desta vez, até a banda marcial do educandário vai se apresentar na cerimônia de anúncio do vencedor estadual do certame, que acontece dia 21 de junho.

A coordenadora estadual do programa, Andreza Nunes, enviou convite à gestão da escola para que a Banda Marcial Gabriel Café, uma das mais premiadas entre as bandas estudantis do Amapá, se prepare para a apresentação.

Sobre a escolha da redação do aluno Gabriel, o gestor da escola, o professor Rhuam Marinho, disse que “o aluno representante da escola é um excelente aluno. Ele teve como orientadora a professora Ana Viana, na etapa estadual. E a professora que vai acompanhá-lo na etapa nacional, caso ele seja o vencedor estadual, será a professora Mércia Ferreira de Souza”.

Por sua vez, o gestor adjunto da escola, o também professor Natanael Isacksson, lembrou que “a escola recebeu a notícia através da gerente de Protagonismo Juvenil da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Andreza Nunes.

“Ela chamou os coordenadores pedagógicos da escola e avisou que a Escola Gabriel, através do estudante Gabriel Oliveira, fora classificada para a etapa nacional do concurso”, frisou.

Natanael Isacksson informou ainda sobre os preparativos que a Escola Gabriel faz com sua clientela estudantil.

“A escola prepara os alunos a partir da orientação dos professores. A Escola Gabriel Café tem toda uma história de sucesso no Programa Jovem Senador. Nós já fomos campeões outras vezes. Então, já sabemos como dar o direcionamento, como orientar sobre a redação”, contou.

Isacksson disse que houve uma etapa seletiva na própria escola. “Como são muitos alunos, temos uma banca que avalia e escolhe a melhor redação que vai representar a escola. É dessa maneira que a escola conduz o concurso em nível interno”, observou.

A ESCOLHA DAS REDAÇÕES

A seleção das redações que concorrem à etapa nacional aconteceu na terça-feira, 14. Foram analisados 17 textos nesta etapa do concurso, dos quais, três foram selecionados. Ao final das análises, o autor da melhor redação será escolhido para vivenciar a rotina de um senador em Brasília (DF).

Os textos são analisados por uma comissão de professores de redação, coordenada pela própria Secretaria de Estado da Educação (SEED).

O anúncio dos vencedores de cada estado brasileiro será feito dia 21 de junho, e de 5 a 9 de agosto acontece a Semana de Vivência Legislativa dos jovens senadores escolhidos.

Esta foi a primeira vez que estudantes de todos os 16 municípios participaram da competição, cujo tema foi "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia".

O autor ou autora da melhor redação vai vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República. O projeto é uma parceria do Ministério da Educação com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e já está na 16ª edição.

O Programa Jovem Senador proporciona aos estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Fonte: Comunicação/EEPGAC. Imagem: Divulgação/EEPGAC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É nesta sexta! Último “aulão” do Enem contará com cerca de 530 alunos da Escola Estadual Gabriel Café

Alunos atletas da Escola Gabriel Almeida Café participam dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB)

Ministério Público exige regularização do transporte público coletivo em Santana (AP)