“Gigante da FAB” completou 75 anos na quinta-feira, 12


Na última quinta-feira (12), a Escola Estadual Gabriel Almeida Café completou 75 anos de existência. O “Gigante da FAB”, como é conhecida a escola devido às suas conquistas nos campos educacional e esportivo, é uma das mais tradicionais escolas públicas do estado.

Como parte dos festejos alusivos ao aniversário do educandário, a banda marcial Gabriel Café e um pelotão representativo da escola participaram do grande desfile cívico-estudantil do Dia 13, sexta-feira, no sambódromo de Macapá. A Escola Gabriel Café fechou o desfile estudantil no início da noite, na Avenida Ivaldo Veras. Durante a semana a banda marcial realizou ensaios técnicos e treinou as evoluções que apresentou durante o desfile de sexta-feira (13).


O gestor da escola, o professor Rhuam Marinho, lembrou que a Gabriel Almeida Café é um grande celeiro de campeões em várias modalidades esportivas, educacionais e culturais. O Jovem Senador deste ano, por exemplo, o estudante Gabriel Oliveira, escolhido para representar o Amapá no Senado Federal, é aluno da 3a série do educandário.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Por sua vez, o gestor adjunto, o professor Natanael Isacksson, fez um resumo da história da Escola Gabriel Café, e da importância do estabelecimento na formação cultural e cidadã de várias gerações de amapaenses.

A Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café foi criada pela Associação Comercial do Amapá, em 12 de setembro de 1949 com denominação de Escola Técnica de Comércio do Amapá, e autorizada a funcionar em 12 de dezembro de 1952 pelo então Ministério de Estado da Educação e Saúde, tendo como órgão mantenedor a própria Associação Comercial.


Em 28 de dezembro de 1982 o colégio passa a chamar-se Escola Comercial Professor Gabriel Almeida Café, em homenagem ao seu idealizador. Em 27 de dezembro de 1993 a Lei nº 0138 autorizou o Poder Executivo do Estado do Amapá efetuar mudanças na denominação das escolas da rede pública estadual de ensino, passando então a chamar-se Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café.

Tendo em vista a aprovação da LDBEN 9394/96 da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, foi implantado o Ensino Médio na escola, no ano de 2001. O professor Gabriel Almeida Café, que dá nome à escola, foi um dos primeiros professores do educandário e também um dos idealizadores da fundação da escola.

Fonte: Comunicação/EEPGAC. Imagens: EEPGAC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É nesta sexta! Último “aulão” do Enem contará com cerca de 530 alunos da Escola Estadual Gabriel Café

Alunos atletas da Escola Gabriel Almeida Café participam dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB)

Ministério Público exige regularização do transporte público coletivo em Santana (AP)