“Gigante da FAB” completou 75 anos na quinta-feira, 12


Na última quinta-feira (12), a Escola Estadual Gabriel Almeida Café completou 75 anos de existência. O “Gigante da FAB”, como é conhecida a escola devido às suas conquistas nos campos educacional e esportivo, é uma das mais tradicionais escolas públicas do estado.

Como parte dos festejos alusivos ao aniversário do educandário, a banda marcial Gabriel Café e um pelotão representativo da escola participaram do grande desfile cívico-estudantil do Dia 13, sexta-feira, no sambódromo de Macapá. A Escola Gabriel Café fechou o desfile estudantil no início da noite, na Avenida Ivaldo Veras. Durante a semana a banda marcial realizou ensaios técnicos e treinou as evoluções que apresentou durante o desfile de sexta-feira (13).


O gestor da escola, o professor Rhuam Marinho, lembrou que a Gabriel Almeida Café é um grande celeiro de campeões em várias modalidades esportivas, educacionais e culturais. O Jovem Senador deste ano, por exemplo, o estudante Gabriel Oliveira, escolhido para representar o Amapá no Senado Federal, é aluno da 3a série do educandário.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Por sua vez, o gestor adjunto, o professor Natanael Isacksson, fez um resumo da história da Escola Gabriel Café, e da importância do estabelecimento na formação cultural e cidadã de várias gerações de amapaenses.

A Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café foi criada pela Associação Comercial do Amapá, em 12 de setembro de 1949 com denominação de Escola Técnica de Comércio do Amapá, e autorizada a funcionar em 12 de dezembro de 1952 pelo então Ministério de Estado da Educação e Saúde, tendo como órgão mantenedor a própria Associação Comercial.


Em 28 de dezembro de 1982 o colégio passa a chamar-se Escola Comercial Professor Gabriel Almeida Café, em homenagem ao seu idealizador. Em 27 de dezembro de 1993 a Lei nº 0138 autorizou o Poder Executivo do Estado do Amapá efetuar mudanças na denominação das escolas da rede pública estadual de ensino, passando então a chamar-se Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café.

Tendo em vista a aprovação da LDBEN 9394/96 da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, foi implantado o Ensino Médio na escola, no ano de 2001. O professor Gabriel Almeida Café, que dá nome à escola, foi um dos primeiros professores do educandário e também um dos idealizadores da fundação da escola.

Fonte: Comunicação/EEPGAC. Imagens: EEPGAC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É nesta sexta! Último “aulão” do Enem contará com cerca de 530 alunos da Escola Estadual Gabriel Café

Equipe Sub 16 de basquete, da Escola Gabriel Café, pode sagrar-se campeã estadual nesta segunda, 21

Alunos atletas da Escola Gabriel Almeida Café participam dos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB)